SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA ACESSE

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Centro de Valorização da Vida celebra 50 anos de trabalho


O Centro de Valorização da Vida (CVV) celebra neste ano seu Jubileu de Ouro (50 anos) e realiza em São Paulo o II Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio 
Há 50 anos o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza um trabalho de apoio emocional, auxiliando as pessoas angustiadas, tristes ou que se sentem solitárias. Como parte das comemorações, a ONG lança o livro “CVV, Como Vai Você” publicado pela editora Aliança, que retrata o trabalho da instituição na prevenção ao suicídio ao longo de seus 50 anos de existência.

Fundado em 1962 por um grupo de 17 pessoas que se uniram para ouvir e ajudar pessoas que não conheciam, mas que estavam precisando de ajuda, o CVV já reuniu em programas de formação mais de 30 mil pessoas, das quais 2 mil atuam como voluntários atualmente. Hoje, passados 50 anos daquele primeiro plantão ocorrido em março de 1962, em uma pequena sala com um telefone emprestado, os postos do CVV espalhados por mais de 70 cidades atendem anualmente 1 milhão de ligações de pessoas que precisam de ajuda e, em alguns momentos, pensam em colocar um fim a sua vida.

O CVV é um exemplo significativo de como uma organização da sociedade tem um papel importante na condução de uma atividade de interesse público e  se mantem sustentável por tão longo tempo. Foi a única instituição da sociedade que participou como convidada do Comitê que elaborou a proposta da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio coordenada pelo Ministério da saúde , no ano de 2006. Parabéns a todos e todas que nestes 50 anos colaboraram para garantir a sustentatibilidade deste trabalho de  uma forma eficiente e efetiva.
II Simpósio
Internacional de Prevenção do Suicídio

19 de outubro de 2012

Em comemoração aos seus 50 anos de atividades ininterruptas, o Centro de Valorização da Vida realiza o II Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio:

Local: Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Convention
                                   Rua Martins Fontes, 71 - Centro - São Paulo, SP

Data:               19.10.12 - das 8 às 18h15

Inscrições:      no local, ou pelo email CVV@advicecc.com  -  entrada gratuita

Agenda:

  8:00 às   8:30 -            credenciamento

  8:30 às   8:45 -            Abertura    

  8:45 às   9:30 -            Bases do trabalho voluntário de prevenção do suicídio
                                        Jacques Conchon

  9:30 às 10:00 -            Depoimento

10:00 às 10:30 -            intervalo

10:30 às 12:30 -            Demanda pelo serviço de apoio
                                         Dr. Neury José Botega
                                         Dra. Blanca Susana Guevara Werlang

12:30 às 14:00 -            almoço

14:00 às 16:00 -            Disponibilidade de apoio voluntário para Prevenção do Suicídio
                                         Europa - Liz Try
                                         Estados Unidos - Gary Beckmann
                                         Nova Zelândia - Peter Barker
                                         Brasil - CVV - Alankardec Gonzalez

16:00 às 16:30 -            intervalo

16:30 às 18:00 -            Perspectivas para o futuro
                                         Dr. Brian Mishara

18:00 às 18:15 -            Encerramento


Mais informações: secretaria@cvv.org.br
Advice Comunicação Corporativa
Renan Pereira / Fernanda Dabori
Tel: (11) 5103-2779 / www.advicecc.com



Palestrantes

Alankardec Gonzalez

Médico psiquiatra, membro do Conselho Diretor do Centro de Valorização da Vida. 

Dra. Blanca Susana Guevara Werlang

Psicóloga Clínica. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da PUCRS - Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi membro do Grupo de Trabalho para implantar a Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio (Ministério da Saúde/Brasil).

Dr. Brian Mishara

Professor de Psicologia e Diretor do Centro para pesquisa e intervenção em suicídio e eutanásia (CRISE) da Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá. Foi presidente do IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde. Publicou 6 livros nas áreas de suicidologia, gerontologia, avaliação de programas de prevenção do suicídio, eutanásia e estudos de promoção da saúde mental de crianças. Foi presidente da Associação Canadense de Prevenção do Suicídio e Diretor de Partnership for Children, entidade inglesa que promove o desenvolvimento de habilidades emocionais em crianças.

Gary Beckmann

Engenheiro especialista em softwares para uso em neurocirurgias. É voluntário em serviços de apoio de prevenção do suicídio há 30 anos, tendo sido diretor do Befrienders de Viena, Áustria. Atualmente é diretor do board do Samaritans de Boston, USA. Foi coordenador regional da América do Norte na estruturação do Befrienders Worldwide, no qual assumiu a coordenação geral dos coordenadores regionais.

Jacques Conchon

Um dos fundadores do Centro de Valorização da Vida, foi voluntário do CVV por 25 anos.

Liz Try

Empresária na área de alimentação, é voluntária do Samaritans, Reino Unido, há 30 anos, onde ocupou a vice presidência. Foi presidente do Befrienders Worldwide Steering Group, órgão de transição que estruturou o atual BW (Befrienders Worldwide). É diretora do Hampshire Probation Trust e do The Forgiveness Project, que promovem suporte, reabilitação, resolução de conflitos e reconciliação de apenados com suas vítimas.

Dr. Neury José Botega

É psiquiatra, professor titular da Unicamp. Participou da equipe que elaborou a estratégia nacional da prevenção do suicídio, atuou como assessor do Ministério da Saúde  e da Organização Mundial da Saúde em prevenção do suicídio, com experiência clínica, pesquisas e publicações científicas na área.

Peter Barker

Empresário na área de geologia. Trabalha há 27 anos em entidades do 3º setor, inicialmente no escotismo. Ocupou cargos de liderança no Samaritans de Wellington, Nova Zelândia e foi coordenador regional da Oceania na estruturação de Befrienders Worldwide, do qual é membro do board e é secretário executivo.


Moderadores

Dra. Maria Julia Kovács

Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da USP - Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte

Prof Dr Teng Chei Tung

Médico supervisor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Coordenador do Serviço de Interconsultas do IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP). Doutorado em Medicina área de Psiquiatria - FMUSP. Presidente da Comissão Científica da ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivo. Diretor Clínico da CLIAD - Clinica de Ansiedade e Depressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário