SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA ACESSE

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NOTICIAS DO IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

O Congresso que se realizou entre 1 e 3 de novembro deste ano em Buenos Aires foi um sucesso no aprofundamento dos temas do pensamento latino-americano sobre a suicidologia e na articulação da ASULAC (Associação de Suicidologia Latino-Americana e do Caribe). Colegas da Argentina, Brasil, Chile, Peru, México e Uruguai estiveram presentes. Os temas se dividiram entre as doenças psiquiátricas, modelos de intervenção, epidemiologia, causas sociais, temas filosóficos e outros.
Foram apresentados os dados de mortalidade por suicídio entre os guaranis-kaiowás no Brasil, entre jovens na cidade de San Martin de los Andes, na Patagonia argentina, e na província de Jujuy, ao norte. Nesta província ocorrerá em maio de 2013 um Congresso Regional que estaremos participando. Houve um interesse especial em conhecer o trabalho do projeto ConViver, que foi desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro, entre sobreviventes.
Um outro tema alarmante foi a comunicação do aumento do número de suicídios nas plataformas da PEMEx (Petróleo Mexicana) na Penísula de Yucatan. Por falar no México, a ASULAC definiu que o Quinto Congresso Latino-Americano ocorrerá naquele país, exatamente em Yucatan.
Também na reunião de coordenação da ASULAC foram criadas algumas comissões e a Coordenaçao da REBRAPS esta como membro da Comissão de Comunicação, e como tarefa para ser concluída em 2013 a elaboração de um Manual Latino-Americano sobre Mídia e Suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário