SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA ACESSE

quinta-feira, 14 de julho de 2016

PRIMEIRO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

PRIMEIRO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO – BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2016.

COM O TEMA “PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: UMA TAREFA PARA MUITAS MÃOS” REALIZOU-SE ENTRE OS DIAS 15 E 17 DE JUNHO DE 2016 EM BELO HORIZONTE O PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO PROMOVIDO PELA RECEM CRIADA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (ABEPS). O CONGRESSO TEVE O APOIO DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE PSIQUIATRIA, DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS, DA ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA E DO CARIBE DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (ASULAC) E DA INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR SUICIDE PREVENTION (IASP).
A PALESTRA DE ABERTURA DO CONGRESSO FOI REALIZADA PELA DRA SILVIA PELAEZ, MEDICA URUGUAIA E PRESIDENTE DA ASULAC QUE FALOU SOBRE O PAPEL DOS MÉDICOS NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.
CONCOMITANTE AO CONGRESSO FOI REALIZADO O PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE SOBREVIVENTES DE SUICÍDIO, A ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ABEPS, ONDE FOI APROVADO SEU ESTATUTO E A ELEIÇÃO DA SUA DIRETORIA DEFINITIVA PARA O PERÍODO DE 2016-2017.
A PRIMEIRA DIRETORIA DA ABEPS ESTA ASSIM CONSTITUÍDA: PRESIDENTE (MG)- DR. HUMBERTO CORREA, MEDICO, PROFESSOR DA UFMG; VICE-PRESIDENTE (SP): ROBERT PARIS, PRESIDENTE DO CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV); SECRETARIA GERAL (ES)-PSICOLOGA DANIELA REIS E SILVA; SUPLENTE (BA) - PSICOLOGA SORAYA CARNEIRO CARVALHO RIGO, COORDENADORA DO NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO; TESOUREIRO (SP): DR. NEURY BOTEGA, MÉDICO, PROFESSOR DA UNICAMP; SUPLENTE (SP): PSICOLOGA KAREN SCAVACINI, DO INSTITUTO VITA ALERE DE PREVENÇÃO E PÓS-VENÇÃO DO SUICÍDIO; DIRETOR DE COMUNICAÇÃO (RJ): DR. CARLOS FELIPE D’OLIVEIRA, MÉDICO, COORDENADOR DA REDE BRASILEIRA DE PREVENÇÃO DO SUICIDIO. TAMBEM FOI ELEITO SEU CONSELHO FISCAL PARA O MESMO PERÍODO.
O CONGRESSO TEVE A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 90 INSCRITOS DE VARIOS ESTADOS E MAIS DE 30 PARTICIPANTES SE FILIARAM A ABEPS. TEVE A PRESENÇA DE MEDICOS PSIQUIATRAS, PSICÓLOGOS, VOLUNTÁRIOS DO CVV, SOBREVIVENTES DE SUICÍDIO, MILITARES, POLICIAIS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE DIVERSAS OUTRAS CATEGORIAS.
NO CONGRESSO FORAM DEBATIDOS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À PREVENÇÃO DO SUICÍDIO, DISTRIBUIDOS EM CONFERÊNCIAS, MESAS REDONDAS, POSTERES E APRESENTAÇÕES DE FILMES, TAIS COMO: IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE RISCO; DIVERSAS ABORDAGENS DO SUICÍDIO; CLÍNICA DO SUICÍDIO; SUICÍDIO EM INSTITUIÇÕES, GRUPOS E REGIÕES; SUICÍDIO EM ADOLESCENTES; OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE AO SUICÍDIO; ABORDAGEM DOS SOBREVIVENTES: FAMILIARES, AMIGOS E EQUIPE MÉDICA; POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO; TERCEIRO SETOR: ATUAÇÃO NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.
A REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO CONGRESSO NACIONAL E A CONSTITUIÇÃO DA ABEPS FOI DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA DA PREVENÇÃO DO SUICIDIO NO BRASIL, ASSIM COMO PARA JUNTAR TODOS OS ESFORÇOS QUE VEM ACONTECENDO. ESTE ESFORÇO DA SOCIEDADE, DAS INSTITUIÇÕES E DOS PROFISSIONAIS EM DAR VISIBILIDADE AO TEMA É FUNDAMENTAL E CONSTITUI UMA DAS LINHAS DE AÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO, INSTITUÍDA EM 2006 PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. TAMBÉM FAZ PARTE DAS DIRETRIZES PRECONIZADAS NO PLANO DE AÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, PARA O PERÍODO 2015-2020.
O ENCONTRO DE SOBREVIVENTES FOI UM EVENTO IMPORTANTE COM 72 PARTICIPANTES, ENTRE PSICÓLOGOS, PESSOAS ENLUTADAS PELO SUICÍDIO E PESSOAS SOBREVIVENTES DE TENTATIVAS DE SUICIDIO.  SURGIU A PROPOSTA, QUE FOI ACEITA, DE CONSTITUIÇÃO DE UMA FORÇA-TAREFA, NO AMBITO DA ABEPS, PARA APOIAR AS AÇÕES NO CAMPO DA POS-VENÇÃO EM SUICÍDIO.
DURANTE A ASSEMBLEIA FOI ESCOLHIDA A CIDADE DE VITÓRIA CAPITAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COMO SEDE DO SEGUNDO CONGRESSO DA ABEPS, EM AGOSTO DE 2018.
PARTICIPE DA ABEPS E SE INSCREVA NO SITE WWW.ABEPS.ORG.BR.
ENTRE EM CONTATO, ATRAVÉS DO FALE CONOSCO NO MESMO SITE.

DIRETORIA DA ABEPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário